Secretaria de Assistência Social de Corupá encaminha projeto sobre Família Acolhedora para Idosos

CORUPÁ

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Corupá encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores para a criação do Serviço de Família Acolhedora de Idosos em Corupá. O projeto que segue o modelo do programa já aplicado com crianças, poderá garantir que os idosos que precisam de cuidados, possam ser acolhidos por famílias que se disponham a ser parceiras da iniciativa. Além disso, também pode evitar que muitos idosos tenham de ser encaminhados para abrigos institucionais e percam o convívio com a comunidade onde estão inseridos.

Clique aqui para fazer parte do grupo de WhatsApp da 94,3FM

A secretária de Assistência Social Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Jussara de Carvalho, explica que o projeto de lei de Corupá que cria o Serviço Família Acolhedora de Idosos foi formulado pela pasta pegando como exemplo a lei que já existe em Chapecó desde 2009.

Jussara comenta que assim como as crianças, as pessoas da terceira idade também poderão ser acolhidas por meio do Serviço de Família Acolhedora de Idosos. A ideia do programa é que Prefeitura busque cuidadores, que a partir do interesse em participar, serão capacitados por equipes da Secretária Municipal de Saúde e do Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria de Assistência Social. Pelo projeto de lei, as famílias selecionadas também receberão um auxílio no valor de um salário mínimo para custear os cuidados com o idoso inserido no programa. “Isso garante que os idosos tenham cuidado garantido e o atendimento seja mais humanizado do que em uma instituição” salienta Jussara.

 Conselho Municipal do Direito dos Idosos

Outra linha da política de assistência ao idoso praticada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Corupá foi a reativação em 2017 do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso que estava sem atividades há cerca de dois anos. Paralelamente à reativação do Conselho, também foi criado o Fundo Municipal do Idoso que já está habilitado para receber doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio de abatimento no imposto de renda, para execução de projetos voltados à política de garantias e direitos da terceira idade.

A secretária de Assistência Social Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Jussara de Carvalho, esclarece que as reuniões do Conselho do Idoso acontecem a cada dois meses e são abertas para a participação da comunidade. Quem tiver interesse, pode saber do cronograma das reuniões diretamente na Secretaria de Assistência Social que fica na Rua Otto Hillbrecht, 370, ou ligar no 3375-2483.

 Clube de Idosos

A Secretaria de Assistência Social de Corupá também dá atenção especial ao Clube de Idosos União Terceira Idade que realiza reuniões semanais todas as quintas-feiras no salão paroquial da Igreja São José no Centro da cidade. O clube conta com 240 idosos cadastrados e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, paga mensalmente o aluguel do salão para a realização dos encontros, disponibiliza utensílios para a cozinha e banheiros, pessoal para limpeza, dois cafés mensais e mantem parceria com os Bombeiros Voluntários que disponibilizam dois socorristas e uma viatura para permanecerem de plantão durante os encontros.

De acordo com a secretária da Assistência Social Jussara de Carvalho, a parceria com o Clube de Idosos também é uma forma direta de atenção à terceira idade do município, pois os momentos de lazer que são proporcionados pelos encontros, fazem com que os idosos tenham uma atividade de lazer uma vez por semana, o que garante a saúde e bem-estar aos idosos de Corupá.

As informações e foto são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Corupá