Programação do Dia da Banana continua com feiras, desfiles e gastronomia neste fim de semana

BANANA

Feira da agricultura familiar e de artesanato, festival gastronômico, desfile de entidades e maquinários agrícolas e a escolha das musas da banana, fazem parte da programação neste fim de semana do Dia da Banana de Corupá. Os eventos acontecem no sábado e domingo na Praça Artur Müller e na Avenida Getúlio Vargas. A programação do Dia da Banana é organizada pela Asbanco e Cooper Rio Novo e conta com apoio da Prefeitura de Corupá, Câmara de Vereadores, Epagri, Cidasc, Funturismo, Aciac, Aprosul, Abajas, SCRCred e entidades e empresas parceiras do município. Também integra a programação o Festival Gastronômico com pratos à base de banana servidos nos restaurantes e lanchonetes da cidade.

Clique aqui para fazer parte do grupo de WhatsApp da 94,3FM 

Também integrou a programação do Dia da Banana o 7º Workshop Catarinense da Banana que aconteceu de quarta-feira (8) até esta sexta-feira (10) no Seminário Sagrado Coração de Jesus com a presença de pesquisadores, autoridades e representantes de instituições e entidades do Brasil e do exterior.

Neste sábado, a Praça Artur Müller será palco de feiras de produtos da agricultura familiar, veganos e artesanato. Os eventos iniciam às 9h e vão até às 16h. Serão realizados o Projeto Despertar com comercialização de produtos naturais, a 1ª Feira da Agricultura Familiar com produtos diretamente do produtor e a Feira de Artesanato da Associação de Artesãos de Corupá (Acart), além de contar com música ao vivo. Trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas adquirirem produtos mais saudáveis e diretamente de quem produz.

A ideia da Asbanco, Prefeitura e Epagri é que a Feira da Agricultura Familiar aconteça a partir desta primeira, um sábado por mês, fazendo assim com que a população possa ter uma opção diferenciada para adquirir produtos diretamente dos produtores e como forma de valorizar o trabalho dos agricultores.

O prefeito João Carlos Gottardi convida toda a população do município e cidades vizinhas para participar da programação do Dia da Banana que valorizam uma das principais atividades do município que é a Capital Catarinense da Banana, sendo também a segunda maior produtora da fruta no País.

 Desfile contará com mais de 200 máquinas

No domingo, a programação do Dia da Banana de Corupá segue com o Desfile Festivo com a presença de cerca de cerca de 40 entidades e mais de 200 máquinas agrícolas. O desfile vai ocorrer na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Corupá, e vai encerrar com a concentração dos agricultores no Seminário Sagrado Coração de Jesus para almoço e à tarde a partir das 16 horas ocorre a escolha das Musas da Banana (categorias adulto e infantil).

 Mais programação

Ao longo da semana – de quarta a sexta-feira (17), das 9h às 17h, continuam os eventos do Dia da Banana com exposição de trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Asbanco, Cidasc, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Corupá na Praça Artur Müller. Também serão realizadas palestras sobre a bananicultura para os alunos da rede municipal e o concurso da logomarca e slogan “Dia da Banana” e noite do pastel da Escola Francisco Mees.

Fazem parte da programação o concurso do número de bananas no cacho e peso de uma banana, exposição fotográfica, exposição de cachos e produtos à base da banana e Feira da Associação Corupaense de Artesanato (Acart).

Nos dias 18 e 19 de agosto, outras atividades da programação do Dia da Banana serão o espaço para food truck e a Stammtisch, o Banana Bike e Trilhão da Banana e o Encontro de Antigos de Corupá que vão ocorrer na Praça Artur Müller e na Rua Getúlio Vargas, junto com o concurso de cucas de banana, apresentações musicais e de dança.

A diretora executiva da Asbanco Eliane Müller ressalta que a vasta programação do Dia da Banana conta com a parceria de dezenas de entidades do município e foi organizada de uma forma que toda a população possa participar. “Sentimos orgulho de nossa cidade e pelo que ela representa no cenário estadual e nacional de produção da banana e tudo isto é valorizado por meio da realização dos eventos do Dia da Banana”, acrescenta.

As informações são da Assessoria de Imprensa