Dia dos Pais: Procon de Schroeder dá dicas aos consumidores

2179916

No próximo domingo, dia 12 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais e as expectativas para o comércio são positivas: segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas em todo o Brasil devem ser 2,5% maiores do que em 2017. Em valores, a expectativa é movimentar mais de R$ 14 milhões. Em média, os brasileiros pretendem desembolsar R$ 150 com os presentes.

Pensando nisso, o PROCON de Schroeder traz algumas dicas para os consumidores não errarem na hora da compra. Confira:

ELETRÔNICOS: quem optar pela compra de eletrônicos, deve sempre optar lojas do comércio formal para garantir a qualidade, durabilidade e garantia do produto. Outra dica, é testar o aparelho escolhido na hora da compra. O produto deve vir acompanhado do manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizadq de assistência técnica.

CELULARES: os smartphones podem ser uma boa opção para presentear o papai. Porém, os consumidores devem optar pela compra em lojas autorizadas, que garantem a procedência e habilitação. Nesse caso, o produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original.

TROCAS: as trocas só são obrigatórias quando o produto for defeituoso, e ainda assim, desde que o fabricante não tenha efetuado o reparo no prazo de 30 dias, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Outras trocas como: por peças de outras cores, tamanhos ou preferências pessoais de quem recebe o presente, não são obrigatórias e a decisão fica a critério do estabelecimento. Essa possibilidade deve ser exigida por escrito, em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra, para garantia do consumidor.

NOTA FISCAL: em toda a compra, o consumidor deve exigir a nota fiscal, que é o comprovante válido da aquisição, da garantia e é o documento necessário para eventuais reclamações.

Clique aqui para fazer parte do grupo de WhatsApp da 94,3FM