Com amanhecer gelado, sexta-feira permanece com chance de neve em SC

Foto: Gabriela Machado/ NSC TV
Foto: Gabriela Machado/ NSC TV

A possibilidade de neve segue até o fim da manhã desta sexta-feira (10) na Serra catarinense. O fenômeno ocorre com o avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina e causa queda nas temperaturas. Além disso, um ciclone em alto mar, é responsável pela umidade que chega até a Serra catarinense e permite precipitações, que podem ocorrer em forma de chuva, chuva congelada ou neve.

No Morro das Torres, no ponto mais alto de Urupema, na Serra catarinense, a vegetação amanheceu toda branca coberta de sincelo, outro fenômeno característico da região.

O tempo fica encoberto a nublado no início do dia, melhorando com sol no decorrer do período, em todas as regiões. No Sul catarinense, condição de chuva fraca e isolada no início do dia. Há previsão de ressaca no Litoral por conta das fortes rajadas de vento.

Clique aqui para fazer parte do grupo de WhatsApp da 94,3FM

Neve na Serra

Os registroS de neve, com imagens e vídeos, ocorreram em pelo menos três cidades catarinenses: Urupema, Urubici e São Joaquim.

O frio segue forte, com destaque para o Oeste e região Serrana. Segundo a Epagri/ Ciram, por volta das 6h as mínimas marcaram:

No Morro da Igreja, entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, a temperatura é de -0,4°C com sensação térmica de -4,7°C;

– Em São Joaquim a temperatura é de 1,4°C com sensação térmica de -5,6°C;

– Em Água Doce a temperatura é de 1,6°C com sensação térmica de -5,7°C;

– Em Tangará a temperatura é de 2,6°C com sensação térmica de -4,2°C;

– Em Campo Belo do Sul a temperatura é de 4,3°C com sensação térmica de -1,9°C.

Amanhecer gelado e com sincelo na Serra Catarinense, em Urupema (Foto: Gabriela Machado/ NSC TV)
Amanhecer gelado e com sincelo na Serra Catarinense, em Urupema (Foto: Gabriela Machado/ NSC TV)

Alerta da Marinha

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um aviso nesta sexta sobre o vento intenso de direção Nordeste a Noroeste rondando para direção Noroeste a Sudoeste de até 87 km/h, com rajadas, nas proximidades do litoral do estado do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina, até o sábado durante a noite.

Há previsão de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste entre 2,5 e 3,0 metros de altura, entre as cidades de Chuí (RS) e Florianópolis, a partir da tarde até o domingo (12) pela manhã. As informações são do G1 SC