Nevoeiro marítimo causa cancelamento de voos e fechamento de portos em SC

Itajaí registra nevoeiro às 15h desta quinta-feira (19) - Foto: Fabiano Correia/NSC TV
Itajaí registra nevoeiro às 15h desta quinta-feira (19) - Foto: Fabiano Correia/NSC TV

O nevoeiro marítimo no litoral catarinense causou o cancelamento de voos em aeroportos e impediu a movimentação de navios em portos entre quinta (19) e esta sexta-feira (20). A situação é mais complicada no Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, no Litoral Norte, onde o fenômeno climático continua a interferir nas operações do terminal, conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em Navegantes, a funcionalidade do aeroporto está prejudicada pelo nevoeiro marítimo desde as 20h de quinta. Segundo a Infraero, nove voos foram cancelados na noite de quinta e sete, nesta sexta. Outros 21 voos estavam atrasados até 15h55 desta sexta.

Complexo Portuário de Itajaí

No Complexo Portuária de Itajaí, o nevoeiro atrapalhou as manobras dos navios que tentavam sair e entrar no local. Conforme o setor de operações do Porto de Itajaí, o fenômeno climático começou a causar transtornos por volta das 13h de quinta. Nesse dia, as manobras não ocorreram.

Às 8h30 desta sexta, a barra foi fechada por falta de visibilidade. Duas horas depois, as manobras voltaram a ser permitidas. Dois navios saíram e um entrou. O nevoeiro chegou a fechar as manobras novamente no início da tarde, mas o tempo melhorou e as operações estavam normalizadas às 15h40. Outra embarcação deve entrar no complexo na tarde desta tarde.

Mais aeroportos

Em Florianópolis, não houve problemas no Aeroporto Internacional Hercílio Luz nesta sexta por causa do nevoeiro, de acordo com a concessionária do terminal. Porém, um problema no radar de Guarulhos causos dois cancelamentos e 40 atrasos até as 14h. Na manhã de quinta, houve atraso de dois voos por causa do nevoeiro.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, no Norte, registrou dois cancelamentos e um atraso na manhã desta sexta por causa do nevoeiro marítimo. As operações eram normais na tarde desta sexta.

Nuvens

Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, um vídeo gravado do alto mostra só as pontas de alguns arranha-céus da cidade por causa do nevoeiro marítimo. A filmagem foi feita na quinta (19).

Nevoeiro Marítimo

O nevoeiro marítimo ocorre com a diferença de temperatura entre o mar e a massa de ar. “A presença de uma massa de ar mais quente do que o normal para a época próxima à água fria gera uma condensação muito próxima da água”, afirmou a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

As informações são do Portal G1 SC