SC é o estado mais empreendedor do Sul do Brasil, aponta estudo do IBGE


Mais de 35 mil empresas foram responsáveis por quase 60% das vagas.

Percentual vale para os postos de trabalho abertos entre 2009 e 2012.

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (12) uma pesquisa que coloca Santa Catarina como o estado mais empreendedor do Sul do Brasil. Mais de 35 mil empresas empreendedoras foram responsáveis por quase 60% dos postos de trabalho abertos no estado entre os anos de 2009 e 2012 (veja vídeo).

O estudo do IBGE mostra a importância do empreendedorismo para a economia e a geração de empregos. Gilberto Vieira Filho tem uma empresa de energia elétrica. Quando ele saiu de Criciúma, no Sul catarinense, em direção a Florianópolis tinha 24 anos. “A minha mãe era professora, meu pai trabalhava numa mina de carvão e eu quis estudar na Universidade Federal de Santa Catarina na parte de elétrica, que eu achava que tinha mais vocação”, conta.

Ele começou a trabalhar, saiu do emprego e com o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o equivalente hoje a R$ 1.500,00, comprou um equipamento que media a resistência do solo. Caso caísse um raio, por exemplo, o aparelho emitia laudos para as empresas. “Eu tinha uma Belina antiga, uma Belina branca, e não tinha nenhum funcionário”, relembra Gilberto.

Atualmente, ele comanda um time de 450 pessoas. Paga salários de R$ 3.000,00, em média. “Eu estou aqui basicamente desde a fundação da empresa e a característica sempre foi vencer desafios”, diz o funcionário Airton Souza. Um deles foi a expansão: são quatro filiais e parcerias com multinacionais. O desafio mais recente é trabalhar com energias alternativas, como a solar.

“O segredo da empresa é estar sempre criando, vendo novos mercados”, destaca Gilberto. O cenário econômico é promissor. “Acho que é uma questão de muito trabalho e acreditar na sua ideia. Você tem uma ideia e trabalha todo dia até chegar onde você quer”, acrescenta.

Fonte: G1/SC