Tumulto no presídio deixa sete detentos feridos em Jaraguá do Sul

presídio

Um tumulto na quinta-feira(8) no Presidio Regional de Jaraguá do Sul deixou familiares preocupados e apelando para à RBN. Conforme relato de um familiar, “meu marido tá preso lá e na quinta à noite houve um tumulto, por conta de um interno eles deram tiro de bala de borracha em vários; transferiram alguns e agora os que se encontram lá vão ficar 30 dias de castigo recebendo apenas produto de higiene”. Outros parentes afirmam que, vários detentos foram hospitalizados, atingidos por balas de borracha, e a direção do presídio não dá informações.

A Assessoria de Comunicação do Hospital São José, negou que atendeu feridos oriundos do presídio, fato também negado pela Polícia Militar. No entanto, o gerente do presídio, Cristiano Castoldi, confirmou que sete detentos foram hospitalizados e outros ficaram feridos. “Os presos, após a queda de energia, começaram a discutir em tom alto entre eles pela janela das celas’’. Segundo o Gerente, ao lado das celas tem duas salas de aula e em razão do barulho o professor comunicou os agentes, que foram cobrar o silêncio dos detentos. Um preso não aceitou a ordem e incentivou os demais a chutar as portas.

Devido ao tumulto, a direção do presídio decidiu proibir a entrada de visitas e alimentos de familiares por 30 dias, e alguns detentos foram transferidos para outras unidades prisionais, ”transferências que já estavam programadas”, esclareceu Cristiano Castoldi.