Vacinação contra o sarampo e a pólio será descentralizada em Corupá

portaldoholanda-825097-imagem-foto-amazonas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Imunização realiza a partir da próxima semana a descentralização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo que iniciou no dia 6 e segue até o dia 31 de agosto. Corupá tem como meta vacinar 760 crianças na faixa etária de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, independente da situação vacinal. A vacina está sendo oferecida nos quatro postos de saúde do município, e na semana que vem também será aplicada em outros locais como igrejas, associações e entidades (conforme cronograma abaixo).

O dia D de mobilização nacional será em 18 de agosto, sábado, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no País estarão abertos para aplicar as vacinas. Em Santa Catarina, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 339,8 mil pessoas. Em todo o País, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.

Clique aqui para fazer parte do grupo de WhatsApp da 94,3FM 

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá, Dayana Mahs de Freitas, a vacina para as crianças de 2 a menores de 5 anos está disponível de segunda a sexta-feira nos quatro postos de saúde do município no horário das 8h às 11h15 e das 12h30 às 16h. Já as crianças de 1 ano, vão receber a vacina somente no posto de saúde ESF3 do Centro de Corupá. No dia 18 de agosto, Dia D da Campanha, o posto de saúde do Centro, estará atendendo das 8 às 17 horas sem fechar para o almoço.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A Divisão de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive/SC) da Secretaria do Estado da Saúde, reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

 Confira o cronograma de vacinação descentralizada:

Terça-feira (14/8)

13h30 – Igreja São Pedro e São Paulo, bairro Isabel

14h30 – Salão da Igreja da localidade de Rio Paulo

 Quarta-feira (15/8)

13h30 – Restaurante Dias, bairro Rio Novo

 Sexta-feira (16/8)

13h30 – Sede do Clube de Trilheiros Bananalama, bairro Bomplandt

15h – Associação de Moradores do bairro João Tozini, Cohab

 A vacinação continua também nos postos de saúde, confira os horários:

Nos 4 postos de saúde do município (ESF 1, 2, 3 e 4): das 8h às 11h15 e das 12h30 às 16h – vacinação para crianças de 2 a menores de 5 anos

ESF3 – vacinação exclusiva para as crianças de 1 ano e também para as demais de 2 a menores de 5 anos.

Dia 18 de agosto, Dia D da Campanha, o posto de saúde do Centro – atende das 8 às 17 horas sem fechar para o almoço.