Prefeito reforça pedidos ao Ministro das Cidades

unnamed (11)

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, prestigiou a visita do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao município de Blumenau, na manhã desta quinta-feira (22). Após uma solenidade de inauguração de um residencial do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Tribess, o ministro recebeu os prefeitos das regionais de Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Rio do Sul.

Lunelli aproveitou para entregar um documento ao ministro Araújo, reiterando solicitação de recursos para contemplar projetos do município de Jaraguá do Sul. Conforme o prefeito, os mesmos pedidos já foram apresentados ao ministro no dia 15 de março, quando Lunelli e o vice Udo Wagner estiveram em Brasília numa série de audiências em Ministérios e gabinetes de parlamentares.

Quatro pontos específicos foram apontados no documento. O primeiro é a liberação de recursos para a pavimentação do segundo trecho da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira, no valor de R$ 3 milhões. A revitalização do Centro, o Distrito de Inovação localizado no Rau, ampliação da Ciclovia do Trabalhador e outros de infraestrutura, na ordem de R$ 60 milhões, também tramita no Ministério das Cidades e teve o pedido de liberação de recursos reforçado por Lunelli. Ele reforçou também a solicitação de recursos federais destinados ao desassoreamento emergencial dos rios Cerro, da Luz, Jaraguá e Itapocu, cujo pedido foi encaminhado à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Por fim, o prefeito informou ao ministro que Jaraguá do Sul irá se habilitar no Programa “Avançar Cidades” – Mobilidade e Saneamento. A nova modalidade criada pelo Governo Federal prevê quatro anos de carência aos municípios contemplados, com taxa de juros de 6% ao ano. Parte do valor liberado – 15% – pode pode ser usado para desapropriações, consideradas obstáculos para a execução de obras importantes.

Lunelli diz que a expectativa é boa para o atendimento destas reivindicações.