Jaraguá do Sul: Após nova reunião, sequência do Concurso segue indefinida


Prefeitura de Jaraguá do Sul ainda não sabe como e quando vai dar sequência ao concurso público do Edital 01, 02 e 03 de 2019. A observação é do Diretor de RH, Alessandro Martins. Segundo ele, uma nova reunião foi realizada no dia de ontem (18) com a Procuradoria da Prefeitura e responsáveis jurídicos da empresa. Segundo ele, a Comissão está constantemente conversando com a Sociesc, organizadora do certame, sobre as condições sanitárias para efetivar a sequência do processo. No entanto, ainda não há ambiente favorável para a continuidade. Martins garantiu que além dos candidatos, a própria Prefeitura tem interesse direto para que tudo se encaminhe o mais rapidamente possível. No entanto, reafirmou que até agora nenhuma data ou mês foi cogitado para a retomada. Clique no player e ouça o Diretor:

Nota da Prefeitura divulgada em Dezembro de 2020:

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, vem a público detalhar a situação atual do Concurso Público contemplado pelos editais 001/2019 e 002/2019:

– As primeiras etapas do concurso, que mobilizou mais de 17 mil inscritos, ocorreram nos dias 02 e 09 de fevereiro, transcorrendo sem dificuldades ou percalços. Nesta etapa, cerca de 1400 concorrentes foram aprovados para a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático. São concorrentes de 12 estados brasileiros diferentes.

– Em decorrência da chegada da pandemia de covid-19 em Santa Catarina, todos os concursos públicos e vestibulares foram suspensos, o que provocou, em 19 de março de 2020, a suspensão temporária do Concurso, deixando sem data específica a realização das duas etapas ainda pendentes naquele momento.

– O governo estadual só permitiu a retomada de concursos públicos e vestibulares por meio da portaria 714/2020, de 18 de setembro, condicionando uma série de medidas para que a realização das provas presenciais fosse aceita, entre elas: a) o distanciamento social de 1,5m dentro das salas utilizadas; b) disponibilização de álcool em gel nas salas de aula e consequente higienização do espaço; c) dispor de uma sala para cada concorrente que chegar ao local da prova e tiver temperatura corporal aferida em mais de 37,8 ºC.

– Desde então o Município vem estudando, junto à empresa contratada para a realização das provas, de que forma o processo poderia ser retomado. Tendo em vista a dificuldade de locomoção (aérea ou rodoviária) para Jaraguá do Sul e a possibilidade de candidatos terem contraído covid-19 e/ou estarem em isolamento no dia para o qual as provas forem remarcadas – o quê poderia lesar concorrentes –, aliado ao aumento de casos da doença na cidade, optou-se por manter o concurso suspenso até que as condições sanitárias sejam mais propícias para a realização das provas.

– Esta mesma situação também ocorre em diversas cidades e instituições de Santa Catarina e no Brasil. Certames em municípios como São José, Concórdia, Palhoça e em órgãos como Ministério Público e Tribunal de Justiça de Santa Catarina também estão com o andamento suspenso.

– A suspensão temporária do processo visa manter a isonomia entre os candidatos, permitindo a ampla concorrência daqueles que ainda estão participando do certame público em momento oportuno à realização deste.

A Diretoria de Gestão de Pessoas reitera que está à disposição dos candidatos que tiverem quaisquer dúvidas a respeito da paralisação do certame, pelo telefone 2106-8267 ou pelo e-mail [email protected]