Simone e Abel conquistam medalhas no Sul-Americano de Atletismo


Os atletas Simone Ponte Ferraz e Abel Curtinove estão mais próximos de uma possível convocação para as Olimpíadas de Tóquio, em julho. Ambos subiram no pódio do 52º Campeonato Sul-Americano Adulto, no Equador, ontem (30). O Sul-Americano de 2021 é importante porque distribui pontuação expressiva e ajuda os que buscam vaga para os Jogos Olímpicos, pelo ranking de pontos da World Athletics.

Convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo, Simone conquistou a medalha de prata nos três mil metros com obstáculos, com 9’45”15. Abel ficou em terceiro no salto com vara (5,20 metros). A prova feminina teve dobradinha brasileira com Tatiane Raquel da Silva em primeira colocação (9’38”71). A terceira posição ficou com a argentina Belen Adaluz Casetta (9’45”79). Na prova dos cinco mil metros com obstáculos, disputada também ontem, Simone não ficou entre as primeiras. Em geral, nos campeonatos nacionais em que participa, as duas provas ocorrem em dias diferentes. Ao contrário de Simone, as atletas que venceram os cinco mil  não participaram dos três mil.  

Simone foi uma das cinco catarinenses chamadas pela confederação. A atleta conquistou muitas vitórias neste ano e, no cenário catarinense, é detentora de 21 medalhas de Jogos Abertos, das nove edições que participou. Ela tem o recorde absoluto catarinense dos três mil metros com obstáculos e, nas corridas de rua, lidera, nos últimos anos, o ranking da Federação Catarinense de Atletismo nas provas de cinco e 10 quilômetros, meia-maratona e maratonas.

Abel, técnico de atletismo do Programa Bolsa Técnico Desportivo de Jaraguá do Sul,  foi convocado pela confederação juntamente com outros seis atletas do Estado. Ele coleciona  os títulos de campeão do Troféu Brasil e vice do GP Brasil – internacional, ambos conquistados em 2020. De 2019, os destaques são o bronze no Troféu Brasil, campeão e recordista nos Jasc  e ouro no Gran Prix Internacional de Atletismo de Montevideo, além do quinto lugar no GP Internacional de SP.

Informações: PMJS