Simone Ferraz e Abel Curtinove seguem para o Sul-Americano de Atletismo


A atleta Simone Ponte Ferraz e o técnico Abel Curtinove foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo para o 52º Campeonato Sul-Americano Adulto, no Equador. Os integrantes da Seleção Brasileira viajam hoje para Guayaquil. Até o destino, além de Viracopos, em Campinas (SP), tem escala em Manaus (AM). A competição ocorre entre sábado e segunda-feira. Simone foi uma das cinco catarinenses chamadas e Abel recebeu a convocação com mais sete atletas do Estado.

A delegação é composta por 79 atletas (39 homens e 40 mulheres). Com essa equipe, o Brasil busca a manutenção da hegemonia da competição. A seleção masculina conta com 32 vitórias em 51 edições, tendo conquistado a 24ª consecutiva em Lima, no Peru, em 2019. No feminino, foram realizadas 40 competições, das quais, as brasileiras ganharam também 32, sendo a 25ª consecutiva em Lima.

O Sul-Americano de 2021 é importante porque distribui pontuação expressiva e pode ajudar os atletas que buscam vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho, pelo ranking da World Athletics. Os campeões do Sul-Americano garantem vaga no Campeonato Mundial do Oregon. A competição será disputada nos Estados Unidos, na cidade de Eugene, entre 15 e 24 de julho de 2022.

Simone conquistou muitas vitórias neste ano e, no cenário catarinense, é detentora de 21 medalhas de Jogos Abertos, das nove edições que participou. Ela tem o recorde absoluto catarinense dos três mil metros com obstáculos e, nas corridas de rua, lidera, nos últimos anos, o ranking da Federação Catarinense de Atletismo nas provas de cinco e 10 quilômetros, meia-maratona e maratonas. Abel, que representa Blumenau, tem melhorado as marcas e segue em busca do índice olímpico.

Informações: PMJS