Após notificação, Rumo começa remoção de grãos derramados na linha férrea


Depois de ser notificada pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), pelo derramamento de grãos de soja ao longo da linha férrea, entre o bairro Nereu Ramos e a divisa com Guaramirim, a empresa Rumo Logística iniciou nesta quinta-feira (10), a limpeza de todo o trecho.
Segundo o presidente da Fujama, Ivo Schmitt Filho, as equipes devem permanecer na região até que finalizem todo o trabalho de remoção dos grãos. “Vamos acompanhar, também, o plano de monitoramento da Rumo para os próximos dias, após essa remoção, para o caso de ocorrer germinação dos grãos ou possíveis odores”, informa.

O acúmulo de soja favorece a proliferação de ratos e outros animais. Assim que constatou o derramamento de grãos, a Fundação Jaraguense de Meio Ambiente notificou a Rumo Logística para que providências fossem tomadas. Nas passagens de nível está ocorrendo a varrição dos grãos, em outros locais a remoção é feita conforme a característica da área, em alguns pontos, por exemplo, ocorre a cobertura dos grãos por pedras britas.
O monitoramento de toda a extensão onde ocorreu o derramamento vai ocorrer pelos próximos 60 dias.