Banheiros do Terminal urbano terão vasos sanitários em Jaraguá do Sul


Os banheiros públicos do terminal urbano vão finalmente ter vasos sanitários. O único banheiro público do centro de Jaraguá do Sul,  tinham as conhecidas bacias turcas, muito utilziadas para este fim nos anos 70 e 80, chamados vaso de chão. E conhecidos, de forma pejorativa, como vasos de cadeia, vasos de quartel ou vasos de presídios.

Na semana passada, a RBN fez duas reportagens no local denunciado as condições degradantes dos banheiros após várias reclamações de ouvintes e internautas.  Uma senhora idosa  reclamou da precariedade e outro senhor, também idoso, com problemas de articulações nos joelhos, denunciou as dificuldades impostas pelo estilo de sanitários para as pessoas mais idosas. Na sequencia, foi um desfile de reclamações e desabafos dos ouvintes a respeito do que definiram como uma condição de desrespeito a dignidade humana. Veja o vídeo abaixo:

Antes disso os vereadores Jeferson Cardozo e Rodrigo Livramento já haviam denunciado em dossiê as precariedades do local, e encaminharam a documentação para a Prefeitura de Jaraguá do Sul e para a Empresa Senhora dos Campos.

Na mesma semana, a Prefeitura fechou parcialmente o banheiro masculino e começou uma reforma completa. Uma delas, conforme informou um pedreiro que estava no local, será a substituição dos sanitários de chão por vasos sanitários.