RBN nos Bairros: Lideranças debatem trânsito, drenagem e história na Vila Lenzi


A RBN reuniu lideranças empresariais e comunitárias para debater avanços e desafios da Vila lenzi. O programa contou com a presença dos empresários Márcio Kleinschimidt e Paulo Floriani, do Presidente do CONEJAS (Comunidade Negra de Jaraguá do Sul), Everaldo Correra; e do Vice-presidente Regional da FAMESC ( Federação das Associaçõees de Moradores de SC), Luis Hirshen. O programa foi apresentado pelo jornalista Roni Oliveira.

O tema trânsito ganhou destaque no debate e foi puxado por Kleinschmidt ao destacar as longas filas que se formam no semáforo do cruzamento da João Planisheck com a Rua Antonio Carlos Ferreira. Segundo ele, os carros desviam do semáforo e tumultuam o trânsito nas vias laterais em alta velocidade. A solução passaria pela construção de uma roratória ou a implantação de um sistema binário.

As melhorias necessárias em infraestrutura para a região, foram apontadas por Paulo Floriani, que chamou atenção para a necessidade de novas tubulações e  drenagens maiores para atender a vazão da água nos períodos de chuvas intensas e alagamentos. O empresário também sugeriu a criação de uma área verde de lazer nas margens dos trilhos da José Leier, e a necessidade urgente de ampliação dessa mesma rua até o Bairro Chico de Paulo.

O empresário Everaldo Correa que também está estabelecido na região, destacou a história dos negros na Vila Lenzi, já que os pioneiros que chegaram com Emilio Carlos Jourdan, se instalaram na região da Nova Brasília e mais tarde se deslocaram para a Vila Lenzi.

O Vice-presidente regional da FAMESC, Luis Hirshen, abordou durante o programa a o enfraquecimento das associações de moradores em Jaraguá do Sul, lembrando de várias melhorias conquistadas por essas entidades no passado. Para o líder comunitário, as associações são fundamentais para apontar as reais necessidades do bairro ao Poder público.

UJAM

A RBN não conseguiu localizar e nem identificar os integrantes da Associação de Moradores da Vila Lenzi. Não foi possível confirmar se a entidade existe legalmente. O Departamento de Jornalismo solicitou uma lista das associações de moradores ao Presidente da UJAM, mas ele disse que não tinha autorização para repassá-la.

JAIR PEDRI

O vereador e morador do bairro, Jair Pedri (PSD), foi convidado para o programa, mas não atendeu o pedido da RBN. Jair já havia sido convidado para o programa que seria inicialmente realizado na semana passada e disse que estaria viajando naquele dia. Como o programa foi adiado devido ao mau tempo, Jair foi novamente convidado, disse que estaria no bairro, faria o possível para estar presente, mas não compareceu.

Roni Oliveira, Luiz Hirshen, Marcio Kleinschimidt, Paulo Floriani e Everaldo Correa