CPI do Senado: Ouvintes especulam inspiração de nova decoração na Câmara


Ouvintes da RBN perceberam logo a nova decoração da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A sessão de hoje (26/10) estreou um novo visual. A parede dos fundos, atrás da mesa diretora, foi decorada com um painel com formas geométricas semelhantes às decorações dos ambientes do Senado Federal.

As formas geométricas foram mais difundidas e ganharam notoriedade a partir da CPI da Covid que teve muitas transmissões ao vivo da sala onde funciona a Comissão de Constituição de Justiça.

Por coincidência, no mesmo dia que os vereadores estrearam a nova decoração, foi feita a votação final do relatório da CPI da Covid em Brasília.

PAINEL FAMOSO DE BRASÍLIA

O criador do painel de formas geométricas ao fundo da sala onde acontecem as sessões da CPI da Covid, no Senado Federal, é o gaúcho Henrique Porath, servidor da casa há uma década.

Em entrevista ao Jornal O Globo, ele informou que as paredes brancas e chapiscadas de oito salas de comissões — e também dos corredores — foram cobertas em 2015 por diferentes quadros idealizados por ele. Com a CPI da Covid, foi a primeira vez, um deles ganhou fama.

Hoje, o desenho do painel com imagens adaptadas para o uso como pano de fundo é disponibilizado em alta resolução e usado em videoconferências.

Renan em Brasilia. Onésimo em Jaraguá
Painel geométrico no Senado
Painel geométrico no Senado
Painel Geométrico no Senadoo