Engenheiro Nilton Fazolo deve ser anunciado novo Presidente do Samae


O engenheiro Civil e atual Diretor de Obras do Samae, Nilton Fazolo Júnior, deve ser confirmado como novo presidente do SAMAE na próxima semana. Ainda não houve comunicação oficial do Executivo. A informação foi obtida pela RBN junto a servidores do SAMAE para quem Nilton já teria sido apresentado. O nome dele atende as exigências dos vereadores que solicitavam um nome técnico e não político para a presidência da autarquia. O Departamento de Jornalismo tentou contato e não conseguiu confirmar com o próprio Nilton, a informação. O que se sabe, segundo fontes da RBN, é de que se trata de um nome respeitado na autarquia e que teria sido bem recebido pelos servidores.

INVESTIGAÇÃO

A polêmica em torno do Samae começou com denúncias de corrupção e desvio de material público. As informações foram levadas ao Ministério Público e a Câmara de Vereadores. No MP abriu-se várias frentes de investigação. Entre os vereadores da oposição, inicialmente aceitou-se por não abrir a CPI em troca de algumas ações imediatas. Entre elas, o afastamento do então Presidente, Ademir Isidoro, a implantação de comissões internas de investigação e a contratação de uma empresa de auditoria. Como isso não aconteceu da forma como os vereadores queriam, a CPI foi protocolada e autorizada pela procuradoria jurídica da Câmara nesta semana.

RELEMBRE AS REVIRAVOLTAS NA PRESIDENCIA

Após as denúncias e polêmicas, o Presidente do Samae, Ademir Isidoro, que também era Presidente do Partido Progressista, foi afastado em 07 de março.

Para o seu lugar foi anunciado Eduardo Bertoldi, que era Secretário de Planejamento e Urbanismo e também presidente do MDB. A engenheira civil e gerente de Análises de Edificações, Lucienne Gosh dos Santos, assumiria seu lugar na pasta. Bertoldi ficou dez dias no cargo.

Em 18 de março, a Prefeitura anunciou Gustavo Roweder como novo presidente. Na semana passada, em 14 de junho, antes de completar três meses no cargo, Roweder colocou seu cargo à disposição. A princípio, deixava a função reclamando interferências políticas e partidárias na sua gestão, prejudicando os trabalhos de investigação.

Dois dias depois, o Executivo anunciou o então Secretário da Saúde, Alceu Moretti, como novo presidente do Samae. Em seu lugar na Secretaria de Saúde, assumiria a atual diretora Administrativa da Saúde Vanessa Schwirkowsky. Servidora efetiva que já ocupou o cargo de Controladora-Geral do Município.

No entanto, na primeira sessão da Câmara após o anúncio, o Vereador Jeferson Cardozo leu, na tribuna, parte do estatuto do Samae que exigia que o presidente da autarquia teria que ter curso superior e comprovou que Moretti não tinha. Mesmo sem comunicação, o Executivo teve que voltar atrás na nomeação e Moretti reassumiu a secretaria da Saúde.

Agora, ainda sem comunicação oficial, o jornalismo da RBN, através de suas fontes, recebe a informação de que Nilton Fazolo Júnior, será o novo presidente.

Fazolo pode ser anunciado na pr´óxima semana