Fake ou boato: Notícia velha envolvendo STF, compartilhada pelo Prefeito, é checada por agência


Um onda de fake news se disseminou a partir da quarta-feira quando o Presidente Bolsonaro emitiu a sua Carta à Nação, redigida pelo ex-presidente Michel Temer. A maioria delas se refere a revogação da prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e o habeas corpus de Zé Trovão, como se fossem exigências impostas pelo presidente para não “derrubar o STF”. Eustáquio não teve a prisão revogada e nem foi concedido o habeas corpus de Zé Trovão.

Outro episódio investigado envolve o ex-ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, utilizando uma fala de quando ainda era ministro em outubro de 2020, quando comentou uma ação impetrada pelo PSB . Marco Aurélio não integra mais o STF desde julho deste ano.

O Prefeito Antidio Lunelli, através do canal de transmissão do seu wats app, enviou um link da Revista Oeste, publicado há um ano atrás, em outubro de 2020, juntamente com um texto sem autoria elogiando o presidente Bolsonaro, deixando transparecer que teria sido escrito pelo ex-ministro.

Em sua fala mais recente, nesta semana, em entrevista para a CNN, Marco Aurélio elogiou as críticas feitas pelo Presidente Luis Fux ao Presidente da República – “ Ele honrou o Supremo, honrou todo o Judiciário”.

No projeto de combate ao fake news, o jornal Estado de São Paulo publicou neste fim de semana que “Postagens que resgatam essa fala de Marco Aurélio sem informar sua data, enganam porque passam a impressão que a citação é recente”.

A frase antiga do ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, circula fora de contexto nas redes sociais. Em um voto no plenário, em 2020, ele opinou que o STF estaria sendo usado pela oposição, naquele julgamento específico, para “fustigar” o governo federal.

A postagem do Prefeito Antidio, que não cita o contexto original ou não indica a data em que a frase foi dita confundem, porque a citação pode ser interpretada como relacionada ao mais recente clima de embate institucional do presidente Jair Bolsonaro contra o STF.

BOATOS OU NOTÍCIAS FALSAS

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Veja a matéria do jornal O Estado de SP no link abaixo:

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/marco-aurelio-mello-oposicao-stf/