Jaraguá do Sul: Vereador denuncia ocupação de cargos por presidentes de partidos


Cinco presidentes de partidos ocupam cargos comissionados de primeiro escalão na Prefeitura de Jaraguá do Sul. A revelação, em forma de denuncia e desabafo foi feita pelo Vereador Jeferson Cardozo (UB), na tribuna da Câmara, durante a sessão de terça-feira (07/12).

A prática não é ilegal, mas muitos especialistas questionam a moralidade e a subordinação das siglas aos chefes de Executivo, seja nos municípios, no estado ou no Brasil. Esse tipo de prática dificilmente se constata nos governos federal e estadual, mas é muito comum em alguns municípios e limita a independência dos partidos, já que os seus presidentes ficam subordinados ao prefeito.

No caso de Jaraguá do Sul, dos sete partidos que formaram a coligação do atual prefeito Antidio Lunelli, apenas um presidente, o do PATRIOTAS, não ocupa ou não tem parente de primeiro grau, ligado diretamente  aos cargos.  Os demais, MDB, PTB,  PSDB, PP, PODEMOS e PSD, ocupam a primeira e segunda linha de governos com salários que chegam a superar a 18.000 reais, totalizando somente nesses cargos ligados diretamente aos dirigentes partidários, mais de 1 milhão de reais por ano. Sem contar, um número muito expressivo de filiados e outros dirigentes em cargos de segundo, terceiro e quarto escalão.

O Presidente do MDB, ocupa o cargo de agente político comissionado como Secretário de Planejamento e Urbanismo (CC1)

O Presidente do PTB, é efetivo, mas estaria ocupando um cargo comissionado de Diretor (CC-2)

O Presidente do PSDB, ocupa o cargo de agente político comissionado como Presidente da FUJAMA (CC1).

O presidente do PROGRESSISTA, ocupa o cargo de agente político comissionado puro como presidente do SAMAE (CC1)

A Presidente do PODEMOS, ocupa o cargo de agente político comissionado como Chefe de Gabinete (CC1).

O presidente do PSD, não ocupa cargo na Prefeitura. Mas a filha, segundo informações do vereador, ocuparia cargo de Chefia de Atividades Culturais (CC4). ,

Alguns cargos e salários aproximados na Prefeitura de Jaraguá do Sul

CC1 – 18.599,92

CC2 – 13.803,70

CC4 – 5.437,07

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é jeferson-partidos.jpg