Vereadores mirins de Jaraguá do Sul encerram legislatura 2020-2021


Nesta quarta-feira (24), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a oitava e última sessão de 2021. Durante o ano, eles discutiram e aprovaram 18 indicações legislativas, oito requerimentos e uma moção de apelo. Muitos assuntos mexeram com a pauta dos jovens parlamentares, como o incentivo à leitura e à compra de livros, a luta contra o câncer de mama e o combate à pobreza menstrual. Eles também participaram de dois eventos: um de âmbito estadual, o Curso de Formação para Vereadores Mirins promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, realizado em junho; e outro de âmbito nacional, o Câmara Mirim promovido pela Câmara de Deputados entre os dias 20 e 22 de outubro.

Em meio a reuniões online e protocolos sanitários, os edis mirins chegam à última atividade de uma legislatura que iniciou ainda no dia 11 de março de 2020. Normalmente, as escolas são escolhidas – e os estudantes eleitos – para um mandato de apenas um ano. Todavia, por conta dos prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 que interrompeu as ações do Programa, a legislatura de 2020 foi estendida por mais uma temporada para dar chances àqueles que quase não puderam sentir o gostinho de ser vereador mirim.

O coordenador do projeto, Joel Luís Corrêa, usou a tribuna do Legislativo durante a sessão desta quarta-feira para lembrar dos 10 anos da que lei que instituiu o Vereador Mirim e dos desafios que o coronavírus impôs a todos. Ele salientou que, quando a pandemia chegou, não se sabia direito o que ia acontecer. O curso de oratória que os estudantes estavam realizando, por exemplo, teve de ser suspenso e voltar mais tarde de forma online. “Era tudo muito novo pra gente, os acessos caiam, alguns não conseguiam participar, tinham dificuldade para entrar. Foi uma briga, uma luta, mas aos poucos fomos nos entendendo com essa metodologia e conseguimos, inclusive, realizar sessões virtuais. Vocês vão ficar na história como os representantes do Programa Vereador Mirim que venceram uma pandemia. Essa história é triste, mas é a história que vocês fizeram parte”, destacou aos jovens parlamentares presentes no plenário Victor Bauer.

Nesses dois anos, a Câmara Mirim foi comandada por dois presidentes: Fábio Levandowski (E.M.E.B Guilherme Hanemann) e Maria Carolini Maes (E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen). Novas caras se juntaram ao grupo, pois, no desenrolar dos trabalhos, algumas trocas tiveram de ser feitas pelas escolas. No total, 35 alunos jaraguaenses puderam participar do Programa.

Participantes em 2020/2021 

Os estudantes também utilizaram a tribuna do Legislativo para falar um pouco sobre a experiência que tiveram nesses dois anos. Bianca Isabela Vaz (E.M.E.B. Cristina Marcatto) agradeceu pela oportunidade de ter tido contato com informações construtivas para ter uma opinião mais ampla sobre a política e a sociedade. “Com certeza, foi uma das maiores experiências da minha vida. No começo, eu não sabia muito bem como funcionava a política e nem a Câmara de Vereadores. Aprendi como funciona uma sessão ordinária, como se portar e falar na tribuna, como são defendidos os projetos de lei e como eles são avaliados e escolhidos”, explicou. 

“Sinto que todos aqui chegaram de uma maneira e sairão totalmente diferentes”, ressaltou Felipe da Cruz (E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs). 

Ainda na sessão desta quarta-feira, a suplente de vereadora mirim Letícia Mohr (E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs) recitou um poema de sua autoria, intitulado “Ser Vereador Mirim é Transformador”: 

Política é coisa séria 

que nós não podemos brincar  

e sobre esse pensamento 

o Vereador Mirim pode nos auxiliar 

Os jovens precisam se interessar pela política 

pensando lá na frente 

pois é através dela 

que se constrói um futuro diferente  

Saber mais sobre o seu bairro, 

sua comunidade escolar, 

participar das reuniões e sessões,  

saber se posicionar,  

estes são aprendizados que no Vereador Mirim você irá encontrar 

A cada encontro, novos conhecimentos 

palestras, amigos, bate-papo e propostas diferentes  

tudo conduzido com muito carinho  

por uma equipe muito eficiente  

Ainda não temos direito ao voto 

por causa da nossa idade 

mas temos o poder de discutir 

como mudar a vida da nossa comunidade 

Fazer parte do Vereador mirim é transformador 

saber que você, tão jovem, também tem o seu valor 

Diplomação 

A legislatura 2020-2021 do Programa Vereador Mirim encerra-se aqui. Já os mirins de 2022 começam a sua experiência no próximo dia 8 de dezembro, quando a Câmara Municipal realiza a solenidade de diplomação para o exercício do ano que vem. As onze escolas já foram selecionadas e os novos parlamentares mirins devem ser conhecidos em breve. Kely Karina de Lima Badaz (E.M.E.B. Ricieri Marcatto), ao fazer o seu discurso de despedida na tribuna, mandou um recado a eles. “Fico feliz pelos novos estudantes que vão vir. Aproveitem muito essa experiência incrível”, aconselhou. 

“Nossos Vereadores Mirins são os cidadãos do futuro, mas não podemos esperar até lá para que estes jovens exerçam essa cidadania, ela precisa acontecer no presente, para que possamos ter no futuro a garantia de um país melhor”, finalizou Joel Corrêa. 

A diplomação ocorre às 14h na sede da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara no Facebook e no Youtube.