Jaraguá do Sul suspende aplicação da segunda dose por falta de vacina


A Secretaria Municipal da Saúde de Jaraguá do Sul suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina Coronovac, por falta do imunizante. A grande procura do sábado e na segunda-feira foi a principal razão do esgotamento. Por enquanto a vacinação vai prosseguir somente com a aplicação da primeira dose, das 08 às 17 horas no Pavilhão do parque de eventos, para idosos acima de 63 anos e profissionais da saúde acima dos 25 anos.

Nota da Assessoria de Imprensa:

“A falta de doses da CoronaVac para a segunda aplicação verificada neste começo de semana em várias regiões do país, obrigou a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul a suspender temporariamente a aplicação da D2 para as pessoas imunizadas com a vacina do Instituto Butantan. De acordo com o Ministério da Saúde, o repasse de doses para os Estados e, consequentemente, aos municípios, está sendo menor que a demanda. Embora tenham sido enviados os mesmos quantitativos de frascos, o número de doses inseridos neles é menor que o previsto e esta perda técnica é de 10%.

O Município de Jaraguá do Sul recebeu na semana passada apenas 430 doses da CoronaVac, o que já era considerado abaixo da expectativa para a continuidade da aplicação da segunda dose. Na tarde desta segunda-feira (26) acabaram as doses e houve a necessidade de suspender temporariamente a aplicação da segunda dose para as pessoas agendadas para esta semana.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a este grupo que aguarde mais informações oficiais do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, que serão replicadas nos canais oficiais da Prefeitura durante a semana. Assim que receber novas doses da CoronaVac a aplicação da segunda dose deverá ser retomada.

Da mesma forma, esclarece que a aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford segue seu cronograma normal”.