Semáforos inteligentes começam a funcionar em Jaraguá do Sul


A empresa DATAPROM, contratada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, colocou em operação nesta semana os semáforos inteligentes. Os equipamentos funcionam em sete cruzamentos semaforizados da cidade.

Conforme a empresa, esse sistema é um conjunto de controladores semafóricos DP40-A, acompanhados de modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores. Ele automatiza o ajuste nos tempos semafóricos, dando prioridade à via com maior demanda sem a necessidade de ação humana.

O contrato prevê a instalação de 14 pontos na cidade. A partir do segundo semestre, inicia-se o estudo para instalação nos demais sete pontos. Ainda segundo a DATAPROM, o modo ‘adaptativo centralizado’ parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles. E o tempo de distância é percebido por sensores – no caso laços de vídeo detecção. Essa informação é levada ao controlador semafórico DP40-A da DATAPROM, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente. Esse sistema não tem função fiscalizatória.

A instalação dos equipamentos tem como finalidade a redução das filas provocadas nos cruzamentos. Segundo Bertoldi, as pessoas vão sentir essa diferença no dia a dia, sendo que a ideia é fazer com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito. Além de desafogar o trânsito, o sistema será bom para o meio ambiente, pois reduz a emissão de gases poluentes.

Para definir os locais de instalação, os técnicos da Prefeitura e da DATAPROM verificaram a demanda após um mapeamento e contagem dos veículos.